sábado, 25 de setembro de 2010

Artista da semana: Salvador Dalí

Queridos leitores, todas as sextas será publicado aqui o "artista da semana", falaremos um pouco sobre sua história, assim como seu estilo e algumas curiosidades. Iremos "descomplicar a arte", falaremos sobre história da arte de uma forma bem descontraída! O artista desta semana, é o espanhol Salvador Dalí:
O renomado Salvador Dalí, nasceu em Figueras, Espanha, em 1904. Ele foi um dos artistas mais famosos e, na minha humilde opinião, mais incríveis do século XX. As obras mais conhecidas de Salvador Dalí, são as chamadas surrealistas. A maioria delas é cheia de mistérios, objetos distorcidos e modificados. Dalí pintou imagens que parecem bem reais, mas extremamente complexas, isso porque muitas cenas que ele escolheu para pintar, foram retiradas de seus sonhos. Pouco antes de Salvador Dalí nascer, seus pais tiveram um filho chamado Salvador, que faleceu ainda pequenino. Quando o "novo" bebê chegou, decidiram que este também se chamaria Salvador, como o primeiro filho, seus pais se tornaram extremamente protetores. Ele se tornou uma criança confusa, que se comportava de maneira diferente das outras crianças, ele possuia medos estranhos e exigia atenção constante. Salvador Dalí sempre pintava elementos que lembravam a sua infância, inclusive as coisas que o assustava.
O cômico, é que mesmo depois de adulto, Dalí continuou fazendo coisas para chamar atenção, como chegar a um importante evento em uma limusine cheia de couves-flores, ou discursar sobre a sua arte usando um escafandro. Ele também costuma dizer que recebia mensagens de outros planetas através de seu bigode, que funcionava como antena. As pessoas sempre ficavam curiosas para descobrir qual seria a próxima invenção de Dalí.
Salvador Dalí, sempre teve uma imaginação fantástica e se interessava muito pelas artes. Provavelmente, ele começou a pintar aos 8 anos, na casa de verão de sua família, que ficava em Cadaqués, litoral da Espanha. Na adolescencia, Salvador foi estudar na escola de belas-artes em Madrid. No começo tudo parecia bem, mas não demorou muito para ele se cansar da maneira metódica como a arte era ensinada ali. Dalí se interessou muito pelo novo e excitante tipo de arte que estava sendo desenvolvido em Paris, na França. Ele ficou principalmente interessado nos quadros de Picasso, mais tarde, em uma de suas viagens a Paris ele conheceu o artista, na realidade, se repararmos bem, alguns de seus trabalhos antigos são muito parecidos com as obras de Picasso da mesmo época. Repare na obra entitulada "Vênus e Marinheiro" de Dalí:
Em Paris, Dalí se interessou muito pelo grupo de artistas surrealistas, como por exemplo, Max Ernest, René Magritte e Joan Miró (que fica para falar em um post futuro, rs) eles criaram uma maneira completamente nova de ver as coisas. Eles pintavam lembranças de sonhos, ou qualquer outra coisa que brotasse em suas mentes. Os surrealistas esperavam que seus trabalhos fizessem com que as pessoas pensassem e redescobrisssem sentimentos que não sabiam que tinham. Eles acreditavam que através da arte descobririam seus pensamentos mais ocultos. Logo, Dalí ingressou no grupo, os surrealistas achavam Salvador Dalí tão exótico, que as vezes viajavam até a Espanha só para vê-lo pintar, foi então que conheceu Gala Eluard, esposa de um artista surrealista, ela se encantou com as obras de Dalí, e logo se apaixonou, alguns anos depois se divorciou para se casar com Salvador Dalí. Muitas das pinturas de Dalí iludem os espectadores, ele frequentemente mostrava que a primeira vista as coisas não são oque parecem ser. Eu diria que é como olhar para nuvens, e imaginar as diferentes coisas que se pode ver nelas.
Gala morreu em 1982, e o pintor mergulhou em profunda depressão. Dois anos depois, sofreu graves queimaduras após um incêndio no castelo de Púbol. Passou a viver em Torre Galatea, no Museu-Teatro de Figueiras. Ali, permaneceu até sua morte, em 23 de janeiro de 1989.

Um comentário:

  1. meus artistas favoritos são surrealistas: Dalí, Magritte e Vladimir Kush :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...