sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A arte de dobrar papel

Falaremos então sobre ORIGAMI! Não há uma data exata do surgimento da arte milenar do origami, alguns historiadores acreditam que tenha surgido por volta dos séculos V e VI, logo após a invenção do papel, quando o mesmo foi introduzido no Japão. A técnica, que teve origem no Japão, foi aperfeiçoada e propagada pelo mundo inteiro. Uma das coisas mais interessantes é que as figuras representadas no origami têm diferentes significados para os japoneses, como, por exemplo, o tsuru (cegonha) que simboliza a felicidade, boa sorte e saúde.

Dizem, que as primeiras dobraduras foram criadas quando o Estado e a religião eram um só, desta forma representavam a natureza das cerimônias religiosas. Estes, porém, eram a mistura de origami com kirgami (arte de formar figuras através de recortes de papéis), eram confeccionados com papéis manufaturados unicamente para o uso dos sacerdotes xintoístas. Com a intenção de honrar o espírito das árvores que davam vida ao papel, os sacerdotes xintoístas passaram a pregar regras rígidas para a arte do origami, como por exemplo, não cortar ou colar as folhas. Até a metade do século XIX, a arte das dobraduras era restrita aos adultos pelo alto custo do papel, porém em 1876, o oriagami passou a ser ensinado nas escolas, e hoje é parte da educação.
Eu, particularmente, sou apaixonada pela arte do origami, muito embora meus talentos se limitem ao tsuru. Deixo aqui, mais alguns exemplos de origamis incrívelmente bem executados!




P.s. Dedico este post, ao amigo Will, um amante da arte do Origami. ^^


2 comentários:

  1. Obrigado Kah..pela dedicatoria..as Vezes devemos fazer da vida assim como um origame..começar com pequenas dobras nela para que ela seja tenha a forma que desejarmos...

    ResponderExcluir
  2. Que lindo seu comentário William :)Concordo plenamente!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...