domingo, 14 de agosto de 2011

Desenhista da semana: Leandro Campos

"Duas" por Leandro Campos



Em entrevista para o Meu Mundo Incomum, o leitor e desenhista Leandro Campos nos concedeu algumas informações sobre sua história e seu trabalho. Confira:


Meu nome é Leandro Campos de Assis. Uso o pseudonimo de Localí Torga, mas somente quando estou experimentando algo diferente do meu estilo. Tenho 19 anos e nasci em Salvador-Ba.

  • Quando começou a desenhar?
Desenhar desenhar, comecei bem novinho mesmo. Mas só comecei a levar a sério aos 11 anos, e só comecei a fazer algo relativamente bom aos 15.

  • Qual foi a primeira apresentação pública de seu trabalho (exposição etc...)?
Sempre aproveitei eventos que faziam parte do meu nicho social para apresentar meus trabalhos. Eventos escolares por exemplo. Aproveitava que precisavam de uma estampa para camisa, e dai eu me disponibilizava para fazer. Foi assim que comecei.

  • Qual a sua técnica mais utilizada?
Bem, deduzo que por dizer técnica queira se referir a maneira que costumo fazer meus desenhos. De inicio gostava de usar a técnica do grafite - somente isso. Mas a minha paixão por contar histórias me levou a fazer HQ (Historia em Quadrinhos), que me expandiu mais para a técnica com Nankin. Atualmente estou me aprimorando mais na arte vetorial. Pretendo me envolver um pouco com a técnica aquarelada , logo quando terminar uma HQ teste que estou fazendo. Eu não tenho uma técnica mais utilizada, pois gosto de experimentar de tudo um pouco, mas tem a que eu mais gosto, que é o grafite.

  • Leandro, você se considera auto didata ou fez escola de belas artes?
Sou um auto didata auxiliado. A maioria do que aprendi foi sozinho, porem um grande pintor e desenhista paisagista do estado que vivo agora (Aracaju-Se) me auxiliou muito no inicio. Infelizmente a vida dele começou a ficar bem atarefada e perdemos um pouco o contato. Daí então sigo sozinho.

  • Nos conte um pouco mais sobre o seu estilo de desenho.
Eu estou sempre em mutação. De inicio gostava de algo classicista, que destacasse a beleza. Depois me apaixonei pela liberdade do cartunesco, é algo iluminador. Hoje eu bambeio entre os dois. Gosto de detalhar, mas não de deixar muito realista. Gosto de deixar o traço solto, porém maneiro nos simbolos mentais para não ficar muito irreal.

  •  O que diria para uma pessoa que quer a começar a buscar maiores conhecimentos de desenho artístico?
Primeiro, não acredito nessa coisa de dom. É muito limitador e divino demais. Se você simplesmente quer aprimorar a sua arte, pesquise, treine e a cima de tudo, aprenda a ser super disciplinado - sem isso você vai desistir no primeiro desafio. Existem zilhões de livros por aí sobre anatomia, desenho de rosto, de animais e de teoria técnica. Se não quiser ser auto didata só tome cuidado com o curso que escolher, pois se não pesquisar bem poderá entrar em um que seria mais vantagem aprender em casa. A questão não é observar se o professor é um bom artista, mas se ele é um bom professor também. Mas claro, não adianta nada se não houver dedicação da sua parte e muita paciência, pois o resultado não é imediato.

  • Quais são seus principais meios de divulgação ou venda de seus trabalhos?
Com certeza a internet. A questão é saber usá-la. Você pode conseguir trabalhos por meio do Orkut, só precisa ter cuidado para não ser explorado. A internet é um meio muito bom para qualquer artista. Principalmente para mim, pois moro em uma cidade pequena, e como freelancer não é de um dia para o outro que se consegue entrar em um mercado pequeno e disputado que é em uma cidade assim.

  • Como você encara o mercado para artes atualmente?
Bem disputado. Mas ele está aberto para aqueles de mente aberta. A questão é saber o que o mercado quer antes de procurar entrar nele. Muitos dizem que é complicado ganhar algo como artista e sobreviver disso, bem é verdade. Mas a persistência é tudo. Sabe aquele meu "tutor" a quem falei anteriormente? O nome dele é Cleber Tintiliano. Após ele ficar muito bom no que fazia teve que esperar exatos 10 anos até ser conhecido e conseguir ser procurado pelos decoradores para pintar quadros. Umas das coisas que ele me ensinou para o mercado foram: Não tente entrar antes do momento certo - você vai saber quando for o momento certo; Não venda nada seu de forma que vá desvalorizar o seu trabalho, mesmo que pareça promissor e; Saiba que o reconhecimento, junto com aquela procura por você, vai demorar, é por isso que nem todo mundo consegue viver de arte, pois desiste pensando que esse ramo não dá nada.

  •  O que não foi perguntado que você gostaria de dizer?
Gostaria de dizer algo para aqueles que estão começando na vida artística ou querem iniciar. Não procurem apenas se aprimorar nas técnicas, criem conteúdo mental. Livrem-se de seus preconceitos e idéias que prendem você ao chão. Leiam não só livros que ensinam como fazer, leiam livros sobre arte. Pode ter uma linguagem difícil, mas o esforço vale a pena. Leiam os classicos da literatura, brasileira e mundial. Você verá que quando sua mente estiver preenchida, quando você conseguir ver o mundo de uma maneira diferente, vai ser muito mais fácil compreender como as técnicas artísticas devem agir para funcionar.

Um grande abraço para todos vocês, e um muito obrigado pelo espaço.

Confira outros trabalhos do Leandro:


"Cavaleiro Alado" por Leandro Campos

"Estampa para a torcida jovem Botafogo" por Leandro Campos

Contato:
Leandro Campos
neopaker@hotmail.com


Gostaria de agradecer também ao apoio dos meninos da DLE (Desenho, logo existo)! Junte-se a maior e mais comentada comunidade de desenho artístico! Conheça artistas, compartilhe conhecimentos e exponha seus trabalhos! Basta clicar aqui.

Quer expor seus trabahos no blog Meu mundo Incomum? Basta entrar em contato pelo email karla_alabarce@hotmail.com

Abraços!
Karla Alabarce.

2 comentários:

  1. Muito legal este espaço aberto. Que ele continue, estou ansioso para ver os próximos.

    ResponderExcluir
  2. Pois ele irá continuar! Para apoiar artistas e ser utilizado como ferramenta de divulgação para os mesmos. XD

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...